domingo, 20 de dezembro de 2009

COP-15 FOI UMA DECEPÇÃO PARA OS AMBIENTALISTAS !


POR FERNANDO DEL CASTILLO




A 15a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas ( COP-15) em Copenhague, na Dinamarca, contou com a participação de 192 países, e teve uma " Carta de Intenções ", segundo ambientalistas internacionais, os organizadores não conseguiram um acordo para as emissões de gases de efeito estufa. Ao fim do encontro o chamado " Acordo de Copenhague ", foi aprovado sem unanimidade, como deve ser o procedimento das Nações Unidas.
O maior encontro diplomático teve o objetivo de envolver o mundo em ações para evitar o aquecimento global. As nações africanas acusam os países ricos de quererem destruir o Protocolo de Kyoto, acordado em 1997 na COP-3, sediada na cidade japonesa.
Uma nova reunião, em seis meses, deve ser realizada em Bonn, na Alemanha, para preparar a próxima conferência em 2010 no México.
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Mon, saudou o acordo como " um começo importante ". Afirmou.
O secretário executivo do encontro, e secretário da Convenção do Clima da ONU, Yvo de Boer, disse que " vamos tentar chegar a um acordo obrigatório com valor legal até a COP-16 ".
O primeiro-ministro dinamarquês, e presidente da COP-15, Lars Lokke Rasmussen, saiu satisfeito com o resultado da conferência. " Temos conseguido resultados. Agora, as nações terão que assumir o acordo, e se o fizerem, o que foi acordado terá efeito imediato ", afirmou ao jornal dinamarquês " Berlingske ".
O desfecho da COP-15 é "um dos dias mais tristes da minha vida ", disse o ministro de Estado do Meio Ambiente, Carlos Minc.
" Estou rindo para não chorar ", afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após reunião de líderes em Copenhague.
" Nunca vi uma situação tão desamparadora ", disse a senadora Marina Silva do PV (Partido Verde), sobre a COP-15.
A vereadora Professsora Marli (PT), que é a presidente da Comissão de Meio Ambiente, assim que terminar o recesso da câmara municipal de Nova Iguaçu, vai para tribuna, comentar sua opinião sobre a COP-15.
Na opinião deste colunista, a COP-15, pode mudar o Brasil, não o mundo !

domingo, 13 de dezembro de 2009

COP 15 COPENHAGUE 2009


POR FERNANDO DEL CASTILLO
e-mail: conexaoamazoniabrasil@gmail.com

A chefe da delegação brasileira em Copenhague, ministra de Estado, Dilma Roussef, não está se entendendo com o ministro de Estado do Meio Ambiente, Carlos Minc. A ministra deixou claro que é ela que manda. Na coletiva de Imprensa, Dilma Roussef se irritou com a pergunta de um jornalista que questionou se o Brasil seria obrigado a comprovar a redução das emissões e assinar esse compromisso internacionalmente. " A troco de quê ? - ninguém nunca exigiu um acordo do Brasil. Isso jamais esteve em questão. A cobrança é sobre os resultados das ações ". afirmou Dilma.

sábado, 17 de outubro de 2009

BRASIL ESQUECEU DE FAZER O DEVER DE CASA !

POR FERNANDO DEL CASTILLO
e-mail: conexaoamazoniabrasil@gmail.com

O Brasil foi eleito para ocupar uma vaga não-permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2010 e 2011 !
Mais o Brasil esqueceu de fazer o dever de casa, enquanto se preocupa com uma vaga permanente no Conselho, esquece da segurança interna do país, na guerra urbana que acontece na cidade do Rio de Janeiro e municípios da Baixada Fluminense e na invasão estrangeira na Amazônia, onde se rouba de tudo ! - ervas, plantas, raízes, madeira para fabricação de móveis para o rico comércio moveleiro da europa. Está na hora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com pulso forte da ordens para as forças armadas ocupar esses lugares.

sábado, 5 de setembro de 2009

DIA DA AMAZÔNIA

Por Fernando Del Castillo

Hoje dia 05 de Setembro de 2009, comemora-se o dia da Amazônia ! - aproveito está data para dar princípio ao meu novo blog " Conexão Amazônia Brasil " , mais um canal de defesa da Amazônia !
A Amazônia é rica em sua biodiversidade, com espécies animais, minerais e vegetais, seu ecossistema é auto sustentável. Muitos querem saquear a Amazônia, ambientalistas falam de biopirataria, desmatamento, queimadas, pobreza, prostituição infantil e tráfico de animais, armas, aves e drogas, essas informações chegam diariamente pela Imprensa.
Países do primeiro mundo de grandes potências, tem publicado em seus livros, revistas e jornais, que a floresta da Amazônia pertence ao patrimônio mundial, eles tem interesse nas riquezas da Amazônia, maior floresta tropical do planeta, ela pertence ao Brasil, temos que proteger e preservar a Amazônia.
A Amazônia é nossa !