domingo, 20 de dezembro de 2009

COP-15 FOI UMA DECEPÇÃO PARA OS AMBIENTALISTAS !


POR FERNANDO DEL CASTILLO




A 15a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas ( COP-15) em Copenhague, na Dinamarca, contou com a participação de 192 países, e teve uma " Carta de Intenções ", segundo ambientalistas internacionais, os organizadores não conseguiram um acordo para as emissões de gases de efeito estufa. Ao fim do encontro o chamado " Acordo de Copenhague ", foi aprovado sem unanimidade, como deve ser o procedimento das Nações Unidas.
O maior encontro diplomático teve o objetivo de envolver o mundo em ações para evitar o aquecimento global. As nações africanas acusam os países ricos de quererem destruir o Protocolo de Kyoto, acordado em 1997 na COP-3, sediada na cidade japonesa.
Uma nova reunião, em seis meses, deve ser realizada em Bonn, na Alemanha, para preparar a próxima conferência em 2010 no México.
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Mon, saudou o acordo como " um começo importante ". Afirmou.
O secretário executivo do encontro, e secretário da Convenção do Clima da ONU, Yvo de Boer, disse que " vamos tentar chegar a um acordo obrigatório com valor legal até a COP-16 ".
O primeiro-ministro dinamarquês, e presidente da COP-15, Lars Lokke Rasmussen, saiu satisfeito com o resultado da conferência. " Temos conseguido resultados. Agora, as nações terão que assumir o acordo, e se o fizerem, o que foi acordado terá efeito imediato ", afirmou ao jornal dinamarquês " Berlingske ".
O desfecho da COP-15 é "um dos dias mais tristes da minha vida ", disse o ministro de Estado do Meio Ambiente, Carlos Minc.
" Estou rindo para não chorar ", afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após reunião de líderes em Copenhague.
" Nunca vi uma situação tão desamparadora ", disse a senadora Marina Silva do PV (Partido Verde), sobre a COP-15.
A vereadora Professsora Marli (PT), que é a presidente da Comissão de Meio Ambiente, assim que terminar o recesso da câmara municipal de Nova Iguaçu, vai para tribuna, comentar sua opinião sobre a COP-15.
Na opinião deste colunista, a COP-15, pode mudar o Brasil, não o mundo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário